terça-feira, 12 de maio de 2020

Inscrição Online.


Prezados pais e responsáveis !


    A Secretaria de Estado da Educação desenvolveu o processo de inscrição on-line, onde responsáveis e interessados maior de 18 anos, que se encontram fora da rede pública, terá total autonomia para realizar a inscrição para escolas estaduais sem sair de casa.A referida inscrição destina-se a estudantes de escolas particulares, alunos de outros Estados / Países que não se encontram matriculados na rede pública em 2020.

     A Inscrição on-line está disponível na Plataforma Secretaria Escolar Digital - SED.

                Acesso para inscrição on-line

Passo 1    Acesse a plataforma SED por meio do link: https://sed.educacao.sp.gov.br com seu login e senha.

Passo 2 – Ao acesse a plataforma será solicitado o preenchimento dos campos: nome completo e e-mail.

Passo 3 – O responsável ou interessado maior de 18 anos receberá um e-mail com o link para preenchimento dos campos obrigatórios.

Passo 4 – É necessário o preenchimento correto de todos os campos, dados do responsável ou interessado maior de 18 anos.

Passo 5 – Clicar no botão Geolocalizar, buscar e salvar a localização. Esse processo é fundamental para matrícula do estudante.

Passo 6 – Após realizar a Geolocalização, abrirá a tela para escolha da unidade escolar posto da inscrição on-line e que fara a análise da documentação encaminhada. Em seguida selecione o botão preencher dados estudantes.  

Passo 7 – Todos os dados precisam ser digitados corretamente. O nível de ensino, ano/série são fundamentais para matrícula do estudante.

     Após o lançamento de todos os dados, selecione o botão “Próximo” para continuar.

Passo 8 – Para prosseguir será necessário anexar os seguintes comprovantes: CPF e RG do responsável ou do interessando maior de 18 anos, comprovante de endereço, documento do estudante e declaração de matrícula ou histórico escolar. Caso o responsável tenha guarda do estudante, também será necessário anexar o comprovante.

Passo 9 – Após anexar todos os comprovantes obrigatórios solicitados clique no botão concluir. O sistema apresentará uma mensagem informando que a “pré-inscrição on-line foi realizada com sucesso.

Passo 10 – O responsável ou interessado maior de 18 anos, receberá no e-mail cadastrado a confirmação da pré inscrição on-line foi realizada.

Passo 11 –  O responsável ou interessado maior de 18 anos poderá acompanhar o resultado da matrícula na plataforma Secretaria Escolar Digital no link: https://sed.educacao.sp.gov.br/consultapublica/consulta


         PERGUNTAS FREQUENTES 

1 - O que é Inscrição on-line de estudante? 

 É a solicitação, por meio da internet, de vaga, nesse momento, para escolas da rede pública de ensino, pelos estudantes de escolas particulares, de outros Estados, países ou que não se encontram matriculados na rede pública em 2020. 

 2 - Quem pode realizar a Inscrição On-line para 2020?  

  A inscrição poderá ser realizada pelo responsável legal, guardião ou estudantes maiores de 18 anos. 

 3 - Como será feito a inscrição online? 

 Por meio da plataforma Secretaria Escolar Digital – SED -     https://sed.educacao.sp.gov.br/

·         Após acessar o site, será solicitado o preenchimento dos campos: “nome completo” e “e–mail".

·         Será encaminhado um e-mail para interessado informando um link   que deverá ser preenchido com todas as informações e documentos necessários.

·          Após a finalização do processo será encaminhado um e-mail ao responsável ou interessado com a confirmação da pré-inscrição. 

 Atenção:

    É necessário o preenchimento de todos os campos obrigatórios da ficha.  

 4 - Os comprovantes são obrigatórios?

 Sim, os comprovantes obrigatórios devem ser inseridos no item “anexos”.  (cópia do CPF, RG ou RNE do responsável, comprovante de endereço, comprovante de declaração de transferência, matrícula ou histórico escolar e comprovante do documento do estudante, se optar pelo noturno e declaração de guarda caso o responsável seja o guardião).

5– Podem ser enviados mais de um comprovante por campo?

Não, apenas um documento por item e podem ser enviados nos formatos pdf e jpeg.

6 – A escola selecionada será a mesma que o estudante será matriculado?

 A              Selecionada é o posto de inscrição. Não será, necessariamente,  a escola onde a vaga será disponibilizada.

7– Se alguma informação for digitada errada vou perder a inscrição?

  Caso haja divergência dos dados a pré-inscrição com os documentos anexados será recusada e o responsável ou interessado será informado, via e-mail,  e deverá efetuar uma nova inscrição. 

 8 - Para que serve a geolocalização?

  A partir da geolocalização, será possível identificar as unidades escolares públicas próximas a residência do estudante.O responsável ou interessado deverá selecionar uma das unidades como posto de inscrição.  A geolocalização do endereço também é importante para disponibilização da vaga.

 9 – Fiz a inscrição de irmãos, os dois terão vagas na mesma escola?

     Se no momento da inscrição o responsável assinalou a opção irmãos, esse critério será observado, no momento da disponibilização da vaga. Caso a unidade de escolar possua o tipo de ensino que atenda a necessidade dos dois irmãos.

 10 - Onde consultar o resultado da matrícula do estudante? 

     O resultado da matrícula estará disponível para ser consultado na Plataforma Secretaria Escolar Digital. site: https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta. 

 11 - Posso escolher uma escola de preferência?  

     O estudante será matriculado na unidade escolar próxima a sua residência, com o tipo de ensino necessário ao estudante e com vaga disponível.  A unidade selecionada na inscrição é apenas indicação de posto de inscriçãoNão garantia de vaga ao estudante. 

 12 - O estudante poderá fazer a inscrição de matrícula na rede estadual e ser encaminhado para a rede municipal? 

     Sim.  O estudante que fizer inscrição on-line, nesse momento, terá uma vaga disponível em escola pública próxima a sua residência, com o tipo de ensino que o estudante necessita.

 13 - O estudante poderá mudar de escola após a divulgação do resultado da Inscrição? 

     Não. Nesse momento o estudante deverá permanecer na escola onde a vaga foi disponibilizada. A transferência só poderá ser solicitada com o retorno do funcionamento das escolas, presencialmente pelo responsável.

  14 - Depois de matriculado o estudante pode perder a vaga? 

     Não. Nesse momento o estudante deverá participar de todas as atividades não presenciais disponibilizada pela rede estadual de ensino.

 15 - Como faço a troca de horário/período? 

     Nesse momento todos os estudantes terão sua vaga disponibilizada em período adequado a sua idade/série ou necessidade.

 16 - Os estudantes de Ensino Médio podem optar pelo período noturno? 

     Sim, desde que seja anexado um comprovante (carteira de trabalho, comprovante de matrícula em cursos, documento escrito pelo responsável ou pelo estudante maior de 18 anos que comprove a necessidade de atendimento nesse turno.

  17- Não consigo fazer a inscrição on-line?

      A inscrição presencial ainda poderá ser realizada nas unidades escolares e Diretorias de Ensino.

 18 - Não recebi o e-mail de confirmação, o que fazer?

      Verificar se a confirmação se encontra no spam ou na quarentena de seu e-mail.

 19 - Não possuo e-mail, como faço inscrição?

     O e-mail é campo de preenchimento obrigatório, uma vez que toda a comunicação será realizada por este canal. Não havendo a possibilidade da criação de um e-mail, o responsável poderá fazer a inscrição presencial.

 20 – O estudante está matriculado na rede privada(particular) ou SESI, ao fazer a inscrição On-line a transferência será automática?

      Sim, a partir da disponibilização da vaga, o aluno automaticamente será        desligado da unidade particular, o estudante não poderá ter duas matrículas.

 21 - Inscrição On-line, é só por causa da Pandemia Covid 19?

     Não, é uma nova funcionalidade disponibilizada para oferecer outros meios         de atendimento aos responsáveis e interessados, não excluindo os atendimentos presenciais.

 22 - Estudantes refugiado que ainda não possui documentos, tenho direito a inscrição On-line?

     Sim, será necessário anexar apenas o comprovante de endereço, que poderá ser feito de próprio punho.

 23– O estudante estrangeiro, é obrigatório documentação?

      Sim, o estudante estrangeiro possui os documentos e todos precisam ser anexados.

 24 - Neste momento o App Minha Escola SP, terá a inscrição On-line?

        Não.

                                                                                                  QUALQUER DÚVIDA ESTAMOS À DISPOSIÇÃO.

                                                                                                                                                                      EQUIPE GESTORA

 

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