quarta-feira, 15 de julho de 2020

Inscrição On line – Automatização.

Sr. PAIS /RESPONSÁVEIS,

     Informamos que, a fim de automatizar os processos relacionados a pré-inscrição on-line e, para melhor auxiliar a todos, a partir desta data, está em funcionamento a inscrição automática do aluno na plataforma Secretaria Escolar Digital - SED, a partir da aprovação da ficha de inscrição do candidato pelo GOE ( gerente de organização escolar ).

 Solicitamos ainda que, para melhor alcance da população e, visando fomentar a utilização da ferramenta, pré-inscrição on-line, que sejam intensificadas as ações de divulgação da mesma pelas mídias digitais e locais. 

             Segue Tutorial da pré-inscrição online.

Acesso para inscrição on-line – Aprovação automática

    Com o preenchimento da ficha, pelo candidato maior de 18 anos ou responsável do candidato menor de idade, esta estará disponível para aprovação ou reprovação, na plataforma Secretaria Escolar Digital – SED, pelo perfil do Gerente de Organização Escolar, que devem prosseguir por meio dos procedimentos abaixo explicitados

         Passo 1 - Acesse a plataforma SED por meio do perfil de Gerente de Organização Escolar – GOE. 

Passo 2 – Ao acessar a plataforma, clique no menu esquerdo acesse o Relatório Pré-Inscrição On-line:

Gestão Escolar>Cadastro de Alunos>Relatórios Gerenciais>Relatório Pré-Inscrição Online

Passo 3Filtrar os dados correspondentes a Diretoria de Ensino, Município, Rede de Ensino e Escola, no relatório.  

Passo 4 – Escolha o estudante com ficha “aguardando análise da escola”, para verificação e clique em visualizar (lupa). OBS: Na aba “status”, estará disponível os alunos com sua ficha, aprovada, reprovada e aguardando análise da escola. Está disponível para a análise apenas a última opção.


Passo 5 – Clique em validar.

Passo 6 - Se o aluno já possuir matrícula na rede pública, a ficha será automaticamente reprovada.

Passo 7 Neste momento, será direcionado a uma nova tela, que deverá prosseguir, de acordo com os dados da ficha de inscrição, havendo as seguintes opções disponíveis:

1 - Com R.A: o candidato ao preencher a ficha de inscrição, informou seu RA e foi encontrado automaticamente pela SED.

2 - Pesquisa Manual: permite a pesquisa manual por meio do nome ou do RA do aluno, quando o candidato não informa o RA ou o sistema não localiza automaticamente.

3 - Criar R.A: o candidato não possui RA cadastrado na plataforma.

Vamos demostrar a seguir, o prosseguimento de cada opção acima citada.

·      Com RA:

Neste caso, foi identificado o RA preenchido na ficha, e basta clicar em “continuar” e, posteriormente em “fechar”, para aprovar a ficha do aluno e efetuar automaticamente sua inscrição na plataforma SED.


Sendo assim, ao consultar o status na ficha do aluno, constará como “aprovação automática”

·      Pesquisa Manual 

Passo  8   Nesse  caso, o aluno não informou o RA na ficha de inscrição, está incorreto ou não foi localizado na SED e será necessário efetuar uma consulta ao aluno, manualmente.

 Passo 9 - Escolha o estudante com ficha “aguardando análise da escola”, para verificação e clique em visualizar (lupa). 

Passo 10 - Constará a mensagem de que não foi identificando a necessidade de pesquisa manual. Clique em pesquisa manual.

Passo 11 – Após, basta aprovar ou reprovar a ficha manualmente.

Passo 12 – Ao aprovar a ficha, neste caso será necessário que o GOE faça, posteriormente, a inscrição manual do aluno, não ocorrerá automaticamente.

·      Criar RA

Passo 13 – Escolha o estudante com ficha “aguardando análise da escola”, para verificação e clique em visualizar (lupa).

OBS: na coluna RA, consta vazio.

Passo 14 – clique em validar, para abrir a ficha do aluno e as opções (inscrição recebida, analisar a documentação mesmo que estiver incorreta).

Passo 15 - Neste caso, o aluno não possui um RA cadastrado e deverá ser criado um registro para dar prosseguimento a inscrição do aluno. Clique em criar RA.

Passo 16 – preencher a ficha de criação de RA com todos os dados do aluno.

Neste momento será possível (1) gravar dados, que consiste na aprovação da ficha ou (2) reprovar a ficha do aluno, caso esteja incorreta.

Passo 17 – Ao optar por gravar, gerará a inscrição automática na SED.

*Lembramos que o sistema realiza somente a validação dos campos de preenchimento obrigatório e não de seu conteúdo. Bem como, não valida os documentos anexados. 

Esta validação deve ser realizada pelo GOE. 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário